Lendas do Folclore

Telemar e as Lendas do Folclore:
Duas séries , uma com 14 e a outra 12 , totalizando 26 cartões .
Série com 14 cartões

Lobisomem 
 Nas noites de lua cheia , um homem se transforma em lobo e começa a percorrer cemitérios e encruzilhadas das cidades próximas à sua , aterrorizando pessoas com seu uivo macabro , alimentando-se das galinhas e açoitando cães , que latem em alvoroço quando ele passa . É o Lobisomem , vítima de uma maldição que recai sobre filhos de padres , de casais incestuosos ou sobre o oitavo filho homem de uma familia de 7 filhas mulheres . Antes do sol nascer , ele volta ao local e onde partiu e retoma sua forma humana . Dizem que para quebrar o encanto , deve-se fazer sangrar o lobisomem , mas sem que se suje com seu sangue .
+ Sobre o cartão:
03 de 14  Tiragem:  591.000    Ano: 10 / 2004

 
Mula-sem-cabeça
 Nas noites de quinta para sexta-feira , alguém ouve ao longe ruídos tenebrosos de relinchos e galopes . Todos fecham suas casas e esperam temerosos até que o perigoso se vá . É a Mula-sem-cabeça , um animal sinistro , que solta chamas e faíscas pelo lugar onde deveria estar sua cabeça . Até a alvorada , percorre os caminhos de diversas cidades ( dizen 7 ) com seu galope violento e veloz . A lenda conta que é a reencarnação de uma mulher que teve relações sexuais com um padre . Por isso , recebeu a maldição . Para quebrar o encanto , basta fazer sangrar a mula . Resta saber quem terá coragem bastante para dela se aproximar .
+ Sobre o cartão:
04 de 14  Tiragem:  29.265    Ano: 10 / 2004


Boto
 Numa noite de festa , em algum povoado ribeirinho da Amazônia , um bonito e desconhecido rapaz aparece para se divertir junto à população local . No início alguns estranham , mas o forasteiro é boa praça , bom dançador e bom bebedor . Alto e forte , encanta todas as mulheres , mas acaba uma para amar até o final da noite , quando desaparece repentinamente deixando-a gravida . Esse rapaz é o Boto , que se transforma em homem e surge das águas ao anoitecer , retornando aos rios , ja em forma de Boto , antes do sol chegar . Diz-se no Norte do país que é o pai de todos os filhos com paternidade desconhecida .
+ Sobre o cartão:
05 de 14  Tiragem:  519.500    Ano: 11 / 2004


Vitória-régia
 Dizem que as índias do Brasil tinham uma atração especial pela lua . Acreditavam que , se escolhidas por ela , poderiam ser transformadas em lindas estrelas para brilharem no céu até a eternidade . Nas noites de lua cheia , saíam no intuito de contempla-la . Algumas subiam nas árvores , outras seguiam até a montanha , tudo para dela se aproximar . Certo dia , uma delas , encantada com a imagem da lua refletida no sobre um lago , saltou na àgua para ir ao seu encontro . Desde então , desapareceu . A lenda conta que a lua , sensibilizada pela paixão da índia , e impressionada com sua beleza , transformou-a na Vitória-régia , que desde então vive tranqüila , boiando sobre as águas da Amazônia .
+ Sobre o cartão:
06 de 14  Tiragem:  56.400    Ano: 11 / 2004



Curupira
 Qualquer caçador que mate os bichos da floresta por simples diversão , um dia vai se ver com o Curupira : uma espécie de duende indígena que vive no interior das matas mais densas do Brasil . Ele tem os cabelos vermelhos e anda com os pés virados para trás . Imita muito bem as vozes humanas e solta assovios tenebrosos , sempre no intuito de fazer com que os caçadores se percam na mata. Para distrair ou agradaro Curupira , basta deixar um pouco de fumo e cachaça em algum ponto da floresta . Sua lenda é muito antiga e foi registrada pela primeira vez ainda no século XVI , pelo Padre José de Anchieta .
+ Sobre o cartão:
08 de 14  Tiragem:  380.000    Ano: 12 / 2004


 Série com 12 cartões

Boitatá
 Quem atear fogo na mata sem pra isso ter motivo real , há de sofrer com Boitatá , uma serpente de fogo que aparece pra assustar ou matar quem for o mandante da queimada . Apenas de proteger a natureza , dizem que é uma alma penada , um espírito ruim , e por isso é tão cruel em sua sina . Aparece sempre à noite , geralmente perto de rios ou do mar . De dia , é quase cega , no escuro , tudo pode ver . A lenda fala que Boitatá é sobrevivente do dilúvio . Quando as águas subiram , entrou num buraco bem fundo e lá ficou até que tudo voltasse ao normal . Alguns a chamam de fogo corredor , outros , de cobra-de-fogo . Os céticos acreditam que seja apenas uma confusão com a aparição dos fogos-fátuos.
+ Sobre o cartão:
07 de 12  Tiragem:  45.000    Ano: 12 / 2004


Romãozinho
 Um menino inquieto e zombeteiro , que costuma rondar por cidadezinhas do interior do país . Arma acidentes para viajantes solítários , quebra telhas das casas e assusta as pessoas . Ele é o Romãozinho . Ninguém o vê , mas pode-se ouvir os ruidos de suas bagunças , como assovios e coisas caindo no chão . A lenda diz que , quando vivo , era um menino muito travesso e mentiroso . Um dia , armou uma cilada tão grande que seu pai , enganado por ele , acabou matando sua mãe . Antes de morrer , a mãe de Romãozinho o amaldiçoou e , até hoje , ele vive vagando pelas estradas , sozinho , rindo das próprias maldades .
+ Sobre o cartão:
10 de 12  Tiragem:  26.500    Ano: 01 / 2005



Termos de Busca:  
A lenda do Lobisomem , A lenda da mula sem cabeça , A lenda do Boto , A lenda da vitória régia , A lenda do Curupira , A lenda do Boitatá , A lenda do Romãozinho , as lendas do Folclore Brasileiro , as lendas do Brasil , as maiores lendas do Brasil , as Maiores lendas do mundo , a história do lobisomem , a história da mula - sem - cabeça , a história do boto , a história da vitória - régia , a história do curupira , a historia do boitatá , a historia do romãozinho ,  os mitos do Brasil , Os mitos do Mundo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário